Estimular a ingestão de água

A estadia de um patudo durante as férias
3 Agosto, 2020
Devo cuidar da higiene oral do meu patudo?
3 Setembro, 2020

Como estimular a ingestão de água?

A água é um bem essencial à vida. É de extrema importância para o correcto funcionamento do organismo.

No entanto, alguns patudos são bastantes resistentes à sua ingestão, principalmente os gatos. Sabemos ainda que uma grande percentagem destes amigos virá a sofrer de doença renal crónica quando for idoso.

Então, o que podemos fazer para minimizar este problema?

Se reparar, algo que que todos os patudos gostam, sejam cães ou gatos, é de água fresca e em movimento. Certamente já reparou que o seu amigo bebe logo água quando lhe muda a água da taça, ou mesmo a apetência especial que têm pela água que está a sair de uma torneira ou mesmo uma mangueira.

Contudo, devido ao nosso estilo de vida e ainda mais nos períodos de férias, não podemos contar com a solução de abrir uma torneira de água sempre que eles pedem.

Qual será a solução?

A solução passa por fazer um pequeno investimento e optar por uma fonte de água, ao invés da tradicional taça de água.

Assim, o seu patudo terá sempre água em movimento, tornando-a mais apetecível.

Existem hoje em dia várias opções no mercado, e poderá ainda construir a sua fonte caseira com recurso a bombas de água de aquário por exemplo.

Aqui o importante passa por esconder bem a parte eléctrica, minimizando problemas, e ter sempre água na fonte. Notará que a ingestão de água aumentará, minimizando assim os problemas que poderão surgir pela fraca ingestão de água (litíase, cristais, doença renal). Não quer dizer com isto que essas situações não possam ocorrer, uma vez que são problemas multifactoriais; o importante é minimizar os factores de risco. Além disso, o seu patudo deverá ainda ter um aporte nutricional adequado. Experimente!

Filipa Guilherme

Médica Veterinária

dx
dx