Doença osteoarticular

10 Cuidados a ter com os Pets no Inverno:
21 de Outubro, 2020
Está a pensar adoptar um patudo?
18 de Novembro, 2020

Com a chegada do Inverno, alguns problemas de saúde tendem-se a manifestar com mais incidência, nomeadamente quando falamos de doença osteoarticular.

Cães e gatos idosos podem sofrer deste problema e começar a demonstrar sinais com a diminuição da temperatura.

Mas será que sabe reconhecer os sinais?

Uma das queixas típicas de muitos tutores com animais geriátricos é o coxear. Muitas das vezes, referem que quando acorda, o seu amigo está coxo, mas que com o andar acaba por melhorar.

Este sinal é muito típico de doença osteoarticular. É também muito comum, durante os meses mais frios, estes patudos optarem por permanecer mas tempo deitados, pois o desconforto articular não favorece o movimento.

No entanto se pensa que este problema é apenas de cães de grande porte, desengane-se.

Gatos podem também sofrer com esta condição, assim como cães de pequeno porte.

Existem alguns truques para manter o seu amigo confortável durante os meses mais frios:

– Ter a casa com uma temperatura amena

– Optar por camas confortáveis para o seu melhor amigo

– Vários passeios por dia, mas curtos (mais direcionado para cães)

Pode ainda recorrer ao uso de condroprotectores (fármacos que ajudam no conforto articular), e que poderão ser prescritos pelo seu médico veterinário assistente em períodos de crise ou para toda a vida, consoante a situação. É ainda importante ser avaliado por um veterinário, uma vez que este poderá ajudar a delinear um plano de ataque para momentos de maior desconforto e ainda garantir que a terapia instituída seja adequada para o seu melhor amigo.

Se o seu melhor amigo anda mais parado nestes dias, fale connosco, vamos até si e ajudamos!