Alerta Natal!

Está a pensar adoptar um patudo?
18 Novembro, 2020
O stress do Réveillon
30 Dezembro, 2020

Alerta Natal!

 

Chegada esta época do ano, começamos a decorar a nossa casa. Monta-se a árvore de natal, as luzes, as fitas e as bolinhas decorativas. Colocamos ainda os presentes de baixo da árvore de Natal e dizemos às crianças que foi o Pai Natal que ali os deixou. O Natal é das épocas festivas mais marcantes para a nossa sociedade e onde existe um maior esforço a nível decorativo.

Contudo, quando temos patudos em casa sejam cães sejam gatos, nem tudo é assim tão simples… principalmente… para quem tem gato.

Aqui está o natal na perspectiva de um gato:

Árvore: “Um esconderijo novo que posso trepar e até afiar as unhas!”

Enfeites de natal: “Bolinhas reluzentes que estão ali a dançar e a provocar-me,…. Esperem lá que já vos apanho!”

Luzes de Natal: “Tantas cores presas a um fio!!! Adoro!!!”

Fitas dos presentes: “Cordinhas para eu mordiscar! Que diversão!”

Na realidade na mente de um gato até pode ser tudo visto com os seus propósitos naturais: esconderijo ou caça.

Contudo, existem aqui alguns perigos escondidos:

Fios eléctricos das decorações de Natal – todos sabemos a apetência que muitos gatos (e alguns cães) têm por fios eléctricos. Nesta época Natalícia tente esconder os fios o mais possível, para evitar que eles os mordam e apanhem um choque eléctrico potencialmente fatal. Utilize tapetes para tapar o pé da sua árvore e esconda aí os fios.

Árvore de Natal – garanta que a sua árvore está estável, para minimizar a probabilidade de esta cair durante uma aventura de escalada do seu melhor amigo

Enfeites de Natal – opte por enfeites que não se partam, para evitar estragos nos seus enfeites e que o seu melhor amigo se magoe ao pisá-los.

Fitas dos Presentes – muito cuidado com estas. Quer quando os presentes estão debaixo da árvore, quer depois de serem abertos. Garanta que deita tudo no lixo e que ficam longe do seu melhor amigo. Gatos têm tendência a engolir fitas e linhas, o que pode culminar num quadro de obstrução por corpo estranho linear e pôr a vida do seu melhor amigo em risco.

Aproveite esta época com o seu melhor amigo, mas aposte na segurança e prepare a sua casa com todo o cuidado.

Desejamos-lhe festas felizes!

 

Filipa Guilherme

Médica Veterinária