O stress do Réveillon

Alerta Natal!
16 de Dezembro, 2020
Asma Felina
4 de Maio, 2021

O stress do Réveillon

 

Estamos prestes, e este ano até ansiosos, a deixar 2020 para trás. Foi um ano duro para todos nós, muitas mudanças, inseguranças, medos e perdas. No entanto, tenhamos fé que 2021 será bem melhor!

Por esta altura já estão quase concluídos os preparativos para a entrada no novo ano. Mas, será que se lembraram dos nossos amigos de quatro patas?

Há algo que acontece nesta altura do ano que causa desconforto e medo a muitos dos nossos melhores amigos: Foguetes e Fogo-de-artifício.

Espectáculos de fogo-de-artifício são lindos aos nossos olhos, mas muitos dos nossos patudos, sejam cães ou gatos, têm receio do som e dos feixes de luz por eles emitidos.

Então, o que fazer nessa situação?

A primeira questão é optar na prevenção. Existem alguns medicamentos e nutracêuticos que podem ser dados para ajudar a aliviar o stress destes eventos. Na sua maioria devem ser iniciados alguns dias antes do evento de stress.

Fale com o seu Médico Veterinário e descubra qual a melhor opção para o seu caso.

Além disso, o seu papel enquanto tutor é de extrema importância. O seu melhor amigo confia em si, e você conhece-o como ninguém. Ajude-o a manter-se tranquilo, proporcione-lhe locais para se esconder caso sinta necessidade e conforte-o nesses momentos mais turbulentos.

Não leve o seu melhor amigo para a rua no momento em que decorrem os fogos-de-artifício, e nunca o force a sair do seu local seguro.

Fale com ele com um tom calmo e pausado. Conforte-o.

Quando tudo terminar, deixe-o sair do esconderijo quando ele achar que é seguro. Nunca force nada. Tenha sempre muita calma e paciência.

 

Votos de um excelente 2021!

 

Filipa Guilherme

Médica Veterinária