Unhas de gatos: para que servem?

Dia Mundial do Dador de Sangue
14 de Junho, 2021
Leishmaniose: o que é?
22 de Agosto, 2021

Certamente já se perguntou porque têm os gatos unhas sempre afiadas? E porque estão sempre a arranhar, e “atacam” o seu sofá preferido ou mesmo os seus cortinados?

Se faz estas perguntas, não sabe a importância que as unhas têm para os gatos. Então, descubra este artigo.

Conhecendo a unha:

Os gatos têm unhas retráteis, isto significa que estão “guardadas” numas bolsas e apenas saem quando são necessárias.

As unhas são compostas por queratina e vão-se renovando por baixo. Sempre que uma unha começa a ficar romba ou estragada, salta uma placa (a camada mais externa), deixando uma nova unha afiada disponível para ser usada.

Mas então qual a utilidade das unhas ?

Exercício – Para correrem e ganharem tracção, as unhas desempenham um papel fundamental.

Trepar – É certo e sabido que os gatos gostam de trepar para lugares altos para conseguirem observar o meio que os rodeia e para se protegerem de potenciais perigos. Para trepar, as unhas são uma importante ferramenta. Os gatos vão cravando as unhas para se deslocarem pelas superfícies que trepam

Esticar– depois de acordarem ou simplesmente num momento de relaxamento os gatos gostam de se esticar. Esta é também uma forma de alongar grandes grupos musculares. Aqui as unhas funcionam como um ponto de fixação do corpo.

Marcação – o acto de cravar as unhas e arranhar funciona como uma forma de marcação do território. Alem da marcação visual, isto permite que seja deixada uma marcação odorífera, através de feromonas que são produzidas nas almofadas plantares e segregadas durante este momento.

Caçar– Para fixarem a sua presa e não a deixarem fugir, os gatos usam as suas unhas para a agarrar.

Protecção–  Nunca nos podemos esquecer que além de predadores, os gatos são presas. E a sua segurança é importante. As unhas afiadas ajudam a afastar possíveis atacante a ajudam-nos a sentirem-se seguros.

Posto isto não é de estranhar que os gatos cuidem tanto das suas unhas. O acto de arranhar também ajuda a fortalecer as unhas e a mantê-las limpas e cuidadas. Ajuda ainda na renovação das mesmas.

Quando colocamos os gatos em nossas casas, o acto de arranhar poderá ser canalizado para os nossos objectos preferidos caso não lhes demos locais apropriados para o efeito e não os ensinemos.

Por este motivo, deixamos algumas dicas:

  • Disponibilize arranhadores verticais e horizontais, e ainda arranhadores multinível- Há gatos com maior apetência para arranharem na horizontal, outros na vertical, outros ainda que varia conforme a altura do dia. Os arranhadores multinível permitem-lhes ainda escalarem para alcançarem um ponto mais alto.
  • Canalize para o local certo com recurso a brinquedos, catnip ou mesmo feromonas. Aplique estes produtos nos locais que deseja que o seu gato arranhe.
  • Coloque pelo menos um arranhador junto da área de repouso. A maioria dos gatos depois de acordar gosta de arranhar.
  • Use fita-cola duplo face nas superfícies que quer proteger. A sensação pegajosa da cola é do desagrado para a maioria dos gatos, pelo que evitarão estes locais

Muito importante:

Nunca grite, nem castigue o seu gato por arranhar num lugar indevido. Isto poderá gerar stress e problemas comportamentais, além de que pode surtir precisamente o efeito contrário, aumentando a frequência de arranhar nos locais inadequados.