Toxoplasmose e a Gravidez

Fisioterapia Veterinária
4 de Setembro, 2021
Introduzir um bebé ao seu gato
19 de Setembro, 2021

Regra geral, a noticia de uma gravidez é motivo de alegria. Mas, inúmeras vezes temos grávidas ansiosas por terem um gato em casa e terem receio da toxoplasmose, porque são negativas. A verdade é que o gato é apontado como sendo o grande vilão desta história. Hoje vamos então explicar tudo direitinho para que não sobrem dúvidas.

O que é a Toxoplasmose ?

A toxoplasmose é uma doença parasitária provocada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. Este parasita é microscópico e zoonótico ou seja, pode afetar Humanos e tem a capacidade de passar da mãe para o bebé, durante a gravidez.

A melhor forma de explicar o papel do gato é explicando o ciclo do parasita.

O gato, nas suas atividades de caça, apanha ratos e aves que têm quistos parasitários nos seus tecidos musculares. O gato é o único hospedeiro definitivo conhecido e elimina por via fecal o parasita que, ao fim de 1-5 dias no ambiente, se torna infetante.

Essas formas infetantes estão no solo, na água ou mesmo em plantas e são ingeridas pelos hospedeiros intermediários (tal como roedores, porcos e até mesmo Humanos).

O gato volta-se a infetar pela ingestão da carne de animais infetados ou mesmo diretamente pela forma infetante do parasita (através da água, solo ou plantas).

Ciclo do Toxoplasma gondii

Os Humanos infetam-se apenas tendo contacto com esse parasita. Isto pode acontecer:

• Por comer carne mal cozinhada de animais infetados
  • Ingerindo água contaminada ou alimentos mal higienizados (por exemplo uma alface mal lavada)
  • Transfusões de sangue e transplantes
  • E de mãe para filho durante a gravidez: que chamamos via transplacentária.

É importante ter ainda em consideração o seguinte:

• O período de excreção do parasita pelas fezes do gato, geralmente, não ultrapassa as 3 semanas.
  • Para prevenir, não dê ao seu gato carne crua nem mal cozinhada.
  • Como prevenção as grávidas não deverão efetuar a higiene da liteira dos gatos; devem solicitar a outra pessoa que a faça. Se não tiverem ninguém, devem fazê-lo de luvas e lavar cuidadosamente as mãos após a limpeza.
  • A limpeza da caixa deve ser feita diariamente uma vez que a forma excretada pelos gatos tornar-se infetante ao fim de 1-5 dias
  • Se tiver estes cuidados é mais provável contrair toxoplasmose por alimentos mal lavados do que através do gato

Alguns tutores pedem para fazer uma análise de titulação de anticorpos para ver se o seu gato tem ou não toxoplasmose, mas apenas nos vai dizer se contactou ou não com o agente, ou seja, pode vir positivo mas não quer dizer que de momento tenha o parasita, nem que está no período de excreção do mesmo.

Como sempre, aposte na prevenção. Não é necessário expulsar o gato de casa. Não se esqueça que já vão ocorrer muitas mudanças para o seu gato com a chegada de um bebé. Pode conviver com ele tranquilamente, apenas tenha o cuidado de pedir a outra pessoa que faça a higienização da caixa de areia.

Se tiver com dúvidas, fale com o seu médico e com o seu veterinário.

Partilhe esta informação com quem mais gosta, porque a informação é essencial para a prevenção eficaz.