Acupuntura Veterinária

7 Cuidados a ter com Patudos Sénior
9 de Outubro, 2021
Jogos para os Patudos lá de casa
23 de Outubro, 2021

Se já fez acupuntura ou conhece alguém que tenha feito, sabe certamente dos benefícios que esta trás, principalmente no alivio da dor, mas não só.

O que é a Acupuntura?

A Acupuntura é uma técnica milenar, da Medicina Tradicional Chinesa,  aplicada tanto a pessoas como animais.

Segundo esta técnica, os indivíduos são alimentados por uma energia vital, designada de Chi.

Sempre que um indivíduo adoece, significa que existe falta ou acumulação de Chi em determinado parte do corpo, ou seja, um desequilíbrio da energia vital do indivíduo.

O Chi, encontra-se distribuído por vários meridianos (12), que atravessam o corpo dos indivíduos e que são compostos por vários pontos de acupuntura.

É nesses pontos, que se irá actuar com o intuito de libertar o fluxo de Chi acumulado, para restabelecer o equilibrio.

Como se realiza acupuntura?

Após uma avaliação do individuo e identificação do seu problema, são inseridas agulhas muito finas e estéreis nos pontos de acupuntura (acupontos) indicados para a situação em questão. Pode ainda ser necessário recorrer à moxa (aplicação de calor em determinado ponto ou região, através da queima de ervas medicinais).

O que você se calhar não sabe:

Os acupontos são zonas do corpo repletas de terminações nervosas, pequenos vasos sanguíneos e linfáticos.

Está cientificamente provado que a estimulação desses acupontos produz a libertação de substâncias químicas que conferem a sensação de bem estar e redução da dor ao indivíduo.

A acupuntura veterinária é uma realidade.

Acupuntura veterinária:

A acupuntura veterinária é uma realidade, e pode ser utilizada em conjunto com a Medicina Ocidental.

Muitas das vezes é aplicada como coadjuvante em protocolos de fisioterapia, ou mesmo no maneio da dor crónica.

Apesar de ser uma realidade, não é realizada por qualquer veterinário. Apenas um médico veterinário que tenha estudado a técnica deve realizar acupuntura.

Se tem algum patudo com dor, ou se tem curiosidade em saber se a acupuntura poderá ajudar na situação do seu melhor amigo, converse com o seu veterinário assistente ou com um veterinário especialista. Mas lembre-se, nunca abandone por completo a medicina ocidental. A acupuntura poderá ser utilizada como coadjuvante.