Alimentos proibidos

Otite externa
18 de Setembro, 2020
10 Cuidados a ter com os Pets no Inverno:
21 de Outubro, 2020

Não são raras as vezes que tutores enquanto estão a comer, partilham o seu alimento com os seus animais de companhia.

Contudo, cães e gatos não poderão comer tudo o que nós comemos, inclusive existem alimentos que são tóxicos e poderão mesmo ser fatais.

Consulte a lista abaixo e descubra!

Cebola e familiares

Grande parte da nossa dieta contempla o famoso refogado. Sabia que a cebola, o alho e familiares poderão trazer consequências graves para a saúde do seu patudo?
Estes alimentos potenciam a rutura dos glóbulos vermelhos, provocando uma anemia e fraqueza.

Uvas

Uvas fazem as delícias de muitas mesas portuguesas, principalmente no Verão. Contudo, não se deixe enganar pela sua aparência redonda e deliciosa. As uvas poderão provocar Doença renal aguda ao seu amigo. A origem da toxina por detrás desta situação não é ainda conhecida.

Chocolate

Sabia que o chocolate provoca um aumento da frequência cardíaca, convulsões e em último caso morte? Não são necessárias grandes quantidades de chocolate para que o seu melhor amigo fique em sérios apuros. Muito cuidado.

Ossos e espinhas

Ao contrário do senso comum, cães e gatos não comem nem ossos nem espinhas, e colocá-los à sua disposição pode gerar problemas graves como obstruções intestinais, inflamação gastrointestinal e perfurações.

Doces

Os doces provocam um descontrolo da produção de insulina e podem predispor o desenvolvimento de diabetes.

Fritos

Alimentos fritos e gordurosos facilitam o desenvolvimento de doenças como a pancreatite, e provocam ainda vómito e diarreia.

Caroços de frutas

Tal como os ossos e espinhas, os caroços das frutas não são digeridos e podem provocar obstruções intestinais. Tenha principal atenção aos caroços de grandes dimensões como caroço de manga, pêssego e abacate.

Leite e derivados

Quando são desmamados, os nossos amigos deixam de consumir leite materno e perdem a enzima que degrada o leite. Por este motivo, a introdução de leite e derivados na sua dieta, principalmente se de uso prolongado pode gerar diarreias e problemas gastrointestinais severos.

Aposte antes numa ração completa e deixe de fora os mimos. Se apostar numa boa ração, o seu amigo não precisará de mais nada para se manter feliz e saudável.