Asma Felina

O stress do Réveillon
30 de Dezembro, 2020
Dia Mundial do Dador de Sangue
14 de Junho, 2021

Gatos e Humanos sofrem de uma doença das vias aéreas inferiores, que tem por base uma reação alérgica, a asma.

Se tem um gato que por vezes tosse, ou já diagnosticado com asma, continue connosco e leia neste artigo algumas informações sobre esta doença.

O que é a Asma felina?

Estima-se que a asma afete cerca de 1-5% da população de gatos, e é uma das causas mais comuns de dificuldade respiratória. Atinge principalmente gatos entre os 4-5 anos de idade, e sabe-se que está subdiagnosticada.

Tal como foi dito, tem por base uma reação alérgica que pode ser a um ou a vários alergenos, ou seja, o sistema imune do gato reage a um alergeno que em situações normais seria inofensivo, desencadeando todo o processo.

Como é feito o diagnóstico de Asma?

O diagnóstico de asma é impossível ser feito apenas com o exame, sinais clínicos e história clinica, uma vez que os sintomas não são exclusivos desta doença. Por isso, é natural que o seu veterinário assistente lhe peça mais exames: radiografias, análises gerais, lavagem bronco-alveolar,…

O sintoma mais comum é a tosse provocada pelo excesso de muco e pela própria broncoconstrição (diminuição do espaço brônquico), e a alteração da respiração, em que é evidente uma expiração mais longa que a fase inspiratória.

Contudo, a tosse é dos sintomas mais menosprezados pelos tutores, assim como os engasgos, são frequentemente confundidos com bola de pêlo.

Podem ainda ser audíveis ruídos respiratórios.

O meu gato pode morrer de asma?

Durante uma crise de asma, a vida do gato poderá estar em risco. É importante levá-lo para um hospital, onde será estabilizado e avaliado. Tente que esse percurso (colocação na caixa de transporte, viagem e chegada à clinica) seja o mais tranquilo e o mais rápido possível.

É importante referir que animais asmáticos mantêm sempre uma inflamação ligeira, sendo por isso muito importante respeitar a medicação prescrita pelo seu médico veterinário, de forma a minimizar a recorrência de crises.

Tem algum gato com tosse? Procure-nos e fale connosco.