Cistite idiopática felina

Tumores de Mama
30 de Outubro, 2021
Os raios-x
13 de Novembro, 2021

O que é a Cistite Idiopática Felina (CIF)?

A cistite idiopática felina (CIF) é uma inflamação da bexiga, que ocorre em gatos e que está frequentemente associada a stress.

Quais são os sintomas da CIF?

Os sintomas podem ser variados, mas os mais frequentes são:

  • Dor ou desconforto a urinar (geralmente o gato mia durante o processo)
  • Sangue na urina
  • Entradas e saídas do caixote frequentes
  • Urinar fora da caixa

Como diagnosticar a CIF?

O diagnóstico de CIF é um diagnóstico de exclusão, ou seja, temos de excluir todos os outros problemas urinários para podermos chegar a esta conclusão.

Como é que o stress influência a saúde da bexiga do meu gato?

O stress ajuda a degradar a camada protetora da bexiga, deixando exposta uma zona com maior irrigação sanguínea e nervosa. Logo, animais que têm esta zona degradada estão mais sujeitos a infeções urinárias e têm dor associada.

No que toca à CIF, sabemos hoje que o stress crónico tem maior importância que o stress agudo. Por isso, é importante introduzir um plano de enriquecimento ambiental como parte integrante da terapia.

O que é um plano de enriquecimento ambiental?

O plano de enriquecimento ambiental tem como objetivo tornar a casa (o ambiente do gato) mais estimulante, respeitando as suas necessidades.

Isto fará com que os níveis de stress crónico reduzam, minimizando a recorrência de cistites.

Que alterações devo fazer em casa?

Em sua casa, e principalmente se tem mais do que um gato deve obedecer ao seguinte requisito:

Número de recursos = Número de gatos + 1

Ou seja: 2 gatos, 3 caixas de areia, 3 bebedouros, 3 comedouros e por ai em diante.

É ainda importante que os recursos estejam dispersos pela casa. Não vale ter 3 caixas de areia, todas ao lado umas das outras.

Deve ainda fornecer ao seu gato locais para que ele se possa esconder, possa trepar, onde possa arranhar e dormir. Caso o seu gato prefira esconder-se, não force a sua saída do esconderijo. A saída deverá ser incentivada, demonstrando que não existe nenhuma ameaça e recompensando. Nunca o force a abandonar um esconderijo em circunstância alguma. Pode ainda recorrer a feromonas, que o ajudarão a sentir-se mais tranquilo no ambiente. Deixamos aqui a ressalva: as feromonas não são milagrosas. Sozinhas, pouco efeito terão! O ambiente deve ser ajustado para que haja uma alteração favorável para o gato.

Caso tenha um gato com Cistite idiopática felina, implemente alterações em sua casa, converse com o seu veterinário assistente e respeite também a medicação prescrita para casa. Uma abordagem completa ajudará o seu melhor amigo a sentir-se melhor mais depressa e diminuirá a reincidência desta patologia no futuro!