Devo cuidar da higiene oral do meu patudo?

Estimular a ingestão de água
17 de Agosto, 2020
Otite externa
18 de Setembro, 2020

Sabia que a higiene oral do seu patudo é tão importante como a sua?

Tal como acontece connosco, se não cuidarmos da higiene oral dos nossos patudos, estes ficam mais propensos a desenvolver doenças da cavidade oral que, de entre várias formas podem-se manifestar com inflamação das gengivas, retração gengival, acumulação de bactérias e tártaro, mau odor (halitose) e perda de dentes.

Além disso, a boca é onde começa a saúde. Sabia que ao cuidando da higiene oral está a por em risco a saúde do seu patudo? A doença oral pode ser o ponto de origem de várias doenças mais sérias como as endocardites bacterianas (doença infeciosa das válvulas cardíacas). Para evitar todos os problemas daí decorrentes, basta apostar na prevenção.

Mas como?

Hoje em dia existem várias opções no mercado para ajudar a manter a higiene oral dos nossos companheiros. Elixires para adicionar à água de bebida, pós enzimáticos para adicionar no alimento, sticks de guloseima que ajudam na higiene, brinquedos e pastas de dentes para animais.

De todas as opções, a mais eficaz é a utilização de pasta de dentes, principalmente quando existe uma escovagem associada. Mas, para ajudar a escovagem e fazer as delícias do seu melhor amigo, poderá recorrer aos sticks dentários ou mesmo a brinquedos.

Deverá começar a lavar os dentes do seu patudo desde tenra idade, mesmo antes da mudança para a dentição definitiva. Cães e gatos não costumam gostar muito que se mexa na boca, principalmente quando falamos de escovar os dentes. Por isso, devem ser habituados desde jovens a aceitar esse tipo de tratamento.

Ensine o seu melhor amigo desde jovem, iniciando o processo com uma dedeira de escovagem. Passe a dedeira diariamente nos dentes, e vá aumentando a duração das sessões. Não se esqueça de tornar esta experiência agradável, e recompense o seu patudo no final de casa sessão.

Assim que estiver habituado à escova, poderá introduzir a pasta de dentes. Esta será um novo desafio, porque está a adicionar algo com sabor. Poderá haver alguma tentação do seu pet em comer a pasta de dentes, mas mantenha a paciência e vá treinando diariamente.

Nunca utilize uma pasta de dentes Humana no seu patudo visto que as nossas pastas de dentes têm flúor que poderá ser tóxico para os nossos animais de companhia. Utilize sempre pastas de dentes para animais. Estas não precisam de passar por água após a escovagem e ficam a atuar apos a aplicação.

Figura 1 – Gengiva saudável. Sulco dentário com depósito de filme bacteriano
Figura 2- Gengivite

Figura 3- Doença periodontal severa

Fale connosco! Cuide da saúde oral do seu patudo! Aposte na prevenção!