Jogos para os Patudos lá de casa

Acupuntura Veterinária
16 de Outubro, 2021
Tumores de Mama
30 de Outubro, 2021

Se tem em casa um amigo de quatro patas, saiba que é de extrema importância mantê-lo estimulado. Deve encontrar soluções para o desafiar em vez de facilitar e dar-lhe tudo de “mão-beijada”. Deve ainda acompanhá-lo nestas brincadeiras, pois são excelentes momentos de interação, melhorando a qualidade da vossa relação. A vigilância é ainda aconselhada em algumas brincadeiras por forma a garantir a segurança.

Deixamos algumas sugestões de brincadeiras que poderá ter ai por casa:

Brinquedos recheados

Brinquedos da marca Kong® ou outros dispensadores são muito úteis para os entreter em momentos em  que precisamos que estejam um pouco mais tranquilos, ou mesmo quando nos ausentamos de casa.

Existem várias formas de os rechear, o importante é tornar o jogo simples no inicio e ir dificultando à medida que vão ganhando experiência.

Deixamos aqui a referencia a 2 tipos de Kong® : Kong® clássico ou extreme e Kong® Wobbler.

Enquanto o clássico/extreme deve ser recheado com alimentos de consistências diferentes à medida que eles ganham experiência em solucioná-los, podendo mesmo ser congelado, o Wobbler geralmente é recheado com alimento seco, podendo variar no tamanho do grão, ou colocando um brinquedo no interior, como uma bola, que dificultará a saída do alimento.

Deste último, existem versões para cães e para gatos.

Kong® Clássico

Jogo da Memória

Para jogar este jogo pode optar pelos tabuleiros que existem para o efeito, ou usar copos de plástico virados para baixo. O jogo consiste em esconder o alimento debaixo de uma peça ou copo (com o animal a ver), e deixa-lo retirar o alimento. De seguida, poderá dificultar bloqueando a peça com outras peças (de forma a ser mais difícil a extração), ou rodeando o copo que contem o alimento com outros copos.

Garrafas rodopiantes

Se tiver um pouco de jeito para criar, este jogo é fácil de reproduzir em casa e sem grande esforço financeiro.

Pegue em uma garrafa vazia. Deite fora a tampa e faça um furo de um lado ao outro, na perpendicular, mais ou menos a meio da garrafa. Passe um pau por esse orifício e coloque um suporte de cada lado.

Depois é só colocar o alimento dentro da garrafa e deixá-los rodopiar a garrafa para obterem a comida.

Esquema demonstrativo do jogo

Arca do tesouro

Numa caixa de cartão coloque o brinquedo favorito do seu patudo, ou vários brinquedos.

Depois, cubra-os com folhas de papel amachucadas, rolos de papel vazios ou mesmo bolinhas de esferovite.

Incentive-o a procurar os objetos.

E voilà! Agora é só procurar!

Caixas de ovos divertidas

Com caixas de ovos vazias, coloque o alimento na depressão. Depois cubra com bolas de ténis, cordas, bolas de pingue-pongue (mais para gatos) e deixe-o encontrar a comida. Pode ainda isolar cada compartimento de ovo, cortando-o da embalagem e aplicar a mesma técnica, mas escondendo vários pela casa

Esconda o alimento com diversos brinquedos

Busca pelo faro

Brinque com o seu cão gerando interesse por um determinado objeto. Esconda-o sem que ele veja e incentive-o a encontrá-lo. Numa fase inicial não dificulte muito e vá escondendo melhor à medida que se vai tornando um expert no jogo e compreendendo o que lhe é solicitado.

Escondidas

Aqui alguns comandos básicos já deverão ter sido aprendidos. Peça ao seu melhor amigo que se sente e aguarde num local com pouca visibilidade. Esconda-se e dê-lhe ordem para começar à sua procura. Uma vez mais, no inicio não se esconda demasiado bem. Com o tempo pode começar a esconder-se melhor e pode mesmo despistá-lo deixando o seu cheiro pela casa (roçando objetos ou mesmo deixando uma t-shirt usada numa assoalhada diferente), para dificultar.

Quando for encontrado faça uma grande festa e recompense.

Tesouro submerso

Este jogo é mais pensado para gatos. Numa taça coloque água e berlindes no seu interior. Deixe o seu gato tentar recolher os berlindes. Não coloque demasiada água, pois há gatos que não gostam muito de se molhar, e para não dificultar muito no inicio.

Pode fazer este jogo usando também bolas de pingue-pongue, que ficam na superfície, ou cubos de gelo. O gelo provavelmente  não irá retirar, mas vai-se divertir a brincar com ele na água.

A imagem criada no fundo da água será muito atrativa

Embrulho surpresa

Numa toalha ou manta coloque alguns brinquedos e/ou guloseimas. Dobre a toalha (inicialmente simples, com uma ou duas dobras, e depois mais difícil). Deixe o seu melhor amigo encontrar a recompensa escondida

Estas são algumas sugestões simples e económicas para brincar com o seu melhor amigo ai por casa. Irá notar uma evolução no desempenho do jogo à medida que o tempo vai passando e irá certamente reforçar os laços com o seu patudo. Experimente! E depois, conte-nos como foi.