Vacinação

Cuidados com o passeio durante a Pandemia Covid-19
30 de Março, 2020
Para que doenças o meu gato é vacinado?
28 de Abril, 2020

A vacinação dos animais de companhia é de extrema importância para os proteger de doenças sérias e graves que poderão, em último caso, culminar na sua morte.

A vacinação de cães e gatos pode ser iniciada às 6 semanas de idade e deverá estar concluída às 16 semanas ou depois.

Mas porquê vacinar até às 16 semanas? Não basta 2 doses da mesma vacina?

Quando nascem, cães e gatos ao mamarem das suas progenitoras adquirem através do colostro anticorpos contra doenças para as quais a sua mãe foi vacinada, bem como doenças com que ela esteve em contacto.

Esses anticorpos são essenciais para proteger os filhotes nas primeiras semanas de vida. Contudo não são eternos, têm um “prazo de validade”, e a sua eficácia, quando comparado com anticorpos do próprio animal, é reduzida. Por este motivo, é importante vacinar o seu patudo.

Estudos recentes explicam-nos que os anticorpos maternais interferem na vacinação até as 16 semanas de idade. Daí a importância de lhes serem administradas sucessivas vacinas, até esta idade. Isto acontece porque os primeiros a reagir serão os anticorpos maternais, que se irão gastando, à medida que o animal cria anticorpos próprios para reagir às vacinas administradas. Com isto, ao longo do tempo teremos um aumento dos anticorpos do indivíduo e uma simultânea diminuição dos anticorpos maternais.